domingo, 8 de maio de 2011

BRINCANDO COM POESIAS

Nossas crianças quando chegam à escola já trazem consigo alguma experiência com relação à poesia. Essas experiências vêm das cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas, adivinhas e poemas de entretenimento aprendidas na família e/ou na creche. O que se pode perceber, também é que a criança já traz dentro de si, o dom do gosto pela poesia, pela música, enfim de fazer determinada atividade, influenciada pela família e grupo de convívio antes de ir para a escola. Cabe então à escola dar continuidade ao desenvolvimento daquilo que a criança já traz dentro de si. Mas, a escola precisa apresentar e trabalhar a poesia como brincadeiras com as palavras.
A poesia é uma atividade encantadora, que nos transporta para um mundo em que as palavras ganham vida e autonomia. As brincadeiras infantis estão cheias de poesias, de sons, presentes nas cantigas de rodas, parlendas e quadrinhas. Elas brincam com os sons, usam e abusam de trocadilhos, aproximam-se mais da linguagem e do jeito de sentir das crianças. Não há criança que não se divirta com um bom jogo de rimas ou mesmo com uma série complicada de sons para pronunciar, como no caso dos trava-línguas.
O trabalho com poemas estimula a sensibilidade, familiariza a criança com uma linguagem mais elaborada, estimula a oralidade, a criatividade, a reflexão, a memorização e a criação. Tudo isso, brincando com palavras.
Para brincar com as palavras, as crianças também precisam se divertir com as imagens, se encantar com as rimas, se deslumbrar com as histórias e, depois de tudo isso se sentirem motivadas a conversar sobre o que leram ou ouviram, escrever suas próprias rimas e poemas, ler e recitar poesias, desenhar painéis que demonstrem suas sensações e versões das poesias trabalhadas.
A rima é um recurso agradável e divertido, a representação do poema (dramatização) é onde eles próprios se encarregam da coreografia e apresentação do mesmo, sendo na pré-escola que tentamos recuperar a maneira lúdica e espontânea das primeiras experiências das crianças, através de atividades de repetição de sons, aliadas a movimentos corporais, presentes nas parlendas, nas cantigas de rodas, nas brincadeiras e jogos infantis.
O trabalho com poesia deve ser feito sem a preocupação com outros conteúdos e também não deve ter preocupação com o estilo, rima ou outra cobrança do professor. Assim, quando a criança é livre para criar sua poesia o trabalho fica divertido e interessante. Pode-se trabalhar sobre um assunto, uma gravura, um acontecimento, exercitando a criação das crianças. Também se podem fazer brincadeiras do tipo rima-rima, onde cada um aponta uma palavra que rima com outra e depois essas palavras podem ser usadas para elaborar um texto. As letras de música são poesias e pode-se trabalhar com paródias, criando novas letras para melodias já existentes. Outro trabalho que pode ser feito é completar poemas onde foram tiradas algumas palavras. Com os nomes também se pode brincar de encontrar rima.
Infelizmente há professores que teimam em “castigar” seus alunos dando a eles leituras que os distanciam das delícias dos textos divertidos, e tentam em tudo "achar" um conteúdo para trabalhar, usando o texto como pretexto. E há ainda os que submetem os alunos a tenebrosas leituras obrigatórias que pouco ou nada deixam de proveitoso e que, de quebra ainda consistem em avaliações monótonas e nada significativas. Se a leitura não está em sintonia com o universo em que vivem os leitores é pouco provável que ela frutifique, que gere resultados ou ainda que promova o conhecimento. A leitura precisa ser agradável e contextualizada. Por isso, que tal brincar com poesias?

2 comentários:

  1. Ficou ótimo o texto! Realmente a poesia poderia suavizar a tarefa da leitura para os alunos!

    Parabéns
    Abraços

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  2. Também amo trabalhar com poesia e encontro nela uma forma de brincar e encantar as crianças.
    Bjs.

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